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Câmara Municipal de Goianá realiza reunião administrativa com representantes da CEMIG S.A.

por Administrativo da Câmara Municipal de Goianá — publicado 08/10/2021 11h20, última modificação 08/10/2021 11h20
Reuniram-se na sede da Câmara Municipal de Goianá, no último dia 28/09, os Parlamentares que compõem nosso corpo Legislativo juntamente com o Secretário Municipal de Governo de Goianá para uma reunião administrativa com técnicos administrativos da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG), responsáveis pela relação com o Poder Público.
Câmara Municipal de Goianá realiza reunião administrativa com representantes da CEMIG S.A.

Reunião Administrativa CEMIG

Reuniram-se na sede da Câmara Municipal de Goianá, no último dia 28/09, os Parlamentares que compõem nosso corpo Legislativo juntamente com o Secretário Municipal de Governo de Goianá para uma reunião administrativa com técnicos administrativos da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG), responsáveis pela relação com o Poder Público.

Nesta reunião os Parlamentares debateram com os representantes da CEMIG as principais questões referentes às demandas no serviço de fornecimento de energia elétrica em nosso município. O objetivo da reunião foi estabelecer diretrizes para mitigar as interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica, bem como o tempo de retorno acentuado da mesma, e soluções para um melhor desempenho no fornecimento de serviços a Goianá.

Atendendo as solicitações dos moradores de Goianá, os membros do Legislativo apresentaram aos técnicos da CEMIG as principais demandas da população quanto a fragilidade do sistema elétrico em nossa cidade, com atenção especial ao bairro Shangri-lá e zonas rurais do município. Conforme resposta dos representantes da concessionária, há diversos fatores ambientais, em grande maioria relacionados a contato da rede elétrica com a vegetação ou queda de árvores, que podem ocasionar a interrupção do serviço e orientou que os moradores notificassem a CEMIG quando ocorrem novas interrupções, que assim a empresa viria monitorar a rede e identificar possíveis falhas.

Em atenção a este ponto a Concessionária manifestou que realizou recentemente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Goianá, mais de 500 podas em árvores que estavam em contato com a rede elétrica do município, bem como a manutenção das linhas de transmissão de energia. Além disto a Concessionária comprometeu-se a disponibilizar, na segunda quinzena do mês de outubro, uma equipe de manutenção fixa para Goianá, que estará diariamente em nosso município para a realização de manutenção e realização de serviços de emergência, dessa forma diminuindo o tempo de espera para o atendimento e consequentemente o de retomada do fornecimento de energia elétrica.

Ao seguir da reunião foram debatidos outros pontos importantes para a população goianaenses, nesta oportunidade os Parlamentares apresentaram a CEMIG reclamações quanto a falta de previsão de carga e instabilidade da rede que atende o distrito industrial, fato este que desestimula a instalação de novos empreendimentos na área. Em resposta os técnicos administrativos disseram que existe previsão para o atendimento de carga na área citada, que a carga atual do distrito industrial é inferior a 65% da capacidade total, e informaram que a CEMIG tem disponibilidade em atender todas as demandas dos empresários, porém é possível que seja notificado à Concessionária com antecedência à instalação do novo empreendimento para que seja realizado estudos técnicos por parte da CEMIG e até melhor obras ou reforços na rede atual para que seja disponibilizado a carga solicitada, frisando que esta etapa demora um tempo considerável.

No debate foi levantado, por parte dos Parlamentares, a possibilidade de uma construção de uma subestação no município de Goianá para um melhor atendimento a nossa população. Frente a esta possibilidade os representantes da CEMIG disseram que a instalação de uma subestação é um projeto que demanda um longo estudo técnico-financeiro e que atualmente não consta no plano orçamentário, autorizado por órgãos governamentais, a possibilidade de realização destes trabalhos em nosso município. A Concessionária encerrou este questionamento afirmando que tecnicamente não há a necessidade de uma subestação em nosso município.

Por fim os Parlamentares solicitaram que fosse agenda uma Audiência Pública com representantes da Concessionária CEMIG para que a população pudesse, pessoalmente, apresentar suas reclamações, sugestões e esclarecer suas dúvidas. Os representantes da CEMIG disseram que é possível a realização desta audiência e que estão à disposição para atender as demandas da população goianaense.

 

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