Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias '21 / Câmara Municipal de Goianá realiza reunião administrativa com representantes da CEMIG S.A.

por Administrativo da Câmara Municipal de Goianá — publicado 08/10/2021 11h20, última modificação 08/10/2021 11h20
Reuniram-se na sede da Câmara Municipal de Goianá, no último dia 28/09, os Parlamentares que compõem nosso corpo Legislativo juntamente com o Secretário Municipal de Governo de Goianá para uma reunião administrativa com técnicos administrativos da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG), responsáveis pela relação com o Poder Público.

Reunião Administrativa CEMIG

Nesta reunião os Parlamentares debateram com os representantes da CEMIG as principais questões referentes às demandas no serviço de fornecimento de energia elétrica em nosso município. O objetivo da reunião foi estabelecer diretrizes para mitigar as interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica, bem como o tempo de retorno acentuado da mesma, e soluções para um melhor desempenho no fornecimento de serviços a Goianá.

Atendendo as solicitações dos moradores de Goianá, os membros do Legislativo apresentaram aos técnicos da CEMIG as principais demandas da população quanto a fragilidade do sistema elétrico em nossa cidade, com atenção especial ao bairro Shangri-lá e zonas rurais do município. Conforme resposta dos representantes da concessionária, há diversos fatores ambientais, em grande maioria relacionados a contato da rede elétrica com a vegetação ou queda de árvores, que podem ocasionar a interrupção do serviço e orientou que os moradores notificassem a CEMIG quando ocorrem novas interrupções, que assim a empresa viria monitorar a rede e identificar possíveis falhas.

Em atenção a este ponto a Concessionária manifestou que realizou recentemente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Goianá, mais de 500 podas em árvores que estavam em contato com a rede elétrica do município, bem como a manutenção das linhas de transmissão de energia. Além disto a Concessionária comprometeu-se a disponibilizar, na segunda quinzena do mês de outubro, uma equipe de manutenção fixa para Goianá, que estará diariamente em nosso município para a realização de manutenção e realização de serviços de emergência, dessa forma diminuindo o tempo de espera para o atendimento e consequentemente o de retomada do fornecimento de energia elétrica.

Ao seguir da reunião foram debatidos outros pontos importantes para a população goianaenses, nesta oportunidade os Parlamentares apresentaram a CEMIG reclamações quanto a falta de previsão de carga e instabilidade da rede que atende o distrito industrial, fato este que desestimula a instalação de novos empreendimentos na área. Em resposta os técnicos administrativos disseram que existe previsão para o atendimento de carga na área citada, que a carga atual do distrito industrial é inferior a 65% da capacidade total, e informaram que a CEMIG tem disponibilidade em atender todas as demandas dos empresários, porém é possível que seja notificado à Concessionária com antecedência à instalação do novo empreendimento para que seja realizado estudos técnicos por parte da CEMIG e até melhor obras ou reforços na rede atual para que seja disponibilizado a carga solicitada, frisando que esta etapa demora um tempo considerável.

No debate foi levantado, por parte dos Parlamentares, a possibilidade de uma construção de uma subestação no município de Goianá para um melhor atendimento a nossa população. Frente a esta possibilidade os representantes da CEMIG disseram que a instalação de uma subestação é um projeto que demanda um longo estudo técnico-financeiro e que atualmente não consta no plano orçamentário, autorizado por órgãos governamentais, a possibilidade de realização destes trabalhos em nosso município. A Concessionária encerrou este questionamento afirmando que tecnicamente não há a necessidade de uma subestação em nosso município.

Por fim os Parlamentares solicitaram que fosse agenda uma Audiência Pública com representantes da Concessionária CEMIG para que a população pudesse, pessoalmente, apresentar suas reclamações, sugestões e esclarecer suas dúvidas. Os representantes da CEMIG disseram que é possível a realização desta audiência e que estão à disposição para atender as demandas da população goianaense.

Galeria de Imagens: