Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias '21 / Câmara vota proposições com foco em infraestrutura urbana e qualidade de serviços públicos

Câmara vota proposições com foco em infraestrutura urbana e qualidade de serviços públicos

por Administrativo da Câmara Municipal de Goianá — publicado 10/02/2021 16h43, última modificação 10/02/2021 16h43
Na última segunda-feira, 08, os vereadores que compõe a Câmara de Goianá discutiram, em reunião ordinária, proposições com foco em melhoria de infraestrutura urbana, qualidade de serviços públicos
Câmara vota proposições com foco em infraestrutura urbana e qualidade de serviços públicos

SO20210208

CÂMARA VOTA PROPOSIÇÕES COM FOCO EM INFRAESTRUTURA URBANA E QUALIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Jornalista Responsável: Patrícia Lanini | Registro: 0018950/MG

Na última segunda-feira, 08, os vereadores que compõe a Câmara de Goianá discutiram, em reunião ordinária, proposições com foco em melhoria de infraestrutura urbana, qualidade de serviços públicos - como o fornecimento de energia elétrica, água e telefonia móvel – além de outras melhorias como limpeza de córregos e captação de águas pluviais. Entre as proposições, destacamos:

Infraestrutura Urbana

Com autoria dos vereadores Aline Flausino (PCdoB), Diego Barboza (DEM), Douglas Silva (PDT), Jorge Lanini (Solidariedade), Inácio Marques (Solidariedade) e Samuel Ciconeli (PSD):

  • Serviço de manutenção do sistema de captação de águas pluviais em toda a extensão da Avenida 21 de Dezembro;
  • Limpeza dos córregos que passam pela cidade, em especial o curso que passa no Povoado dos Dias, corta a Avenida 21 de Dezembro e os que passam pelos bairros Progresso e Castelo;
  • Instalação de quebra-molas na rua Norberto Lima de Assis, na altura do número 350;
  • Revitalização e/ou reinstalação das placas de denominação de ruas e logradouros públicos.

 Com autoria do Vereador Luís Cláudio (PTB):

  • Manutenção e melhoria de estradas rurais de Goianá, em especial no trecho entre o sítio do Jorge Cacheiro até o início da Fazenda PQA;
  • Placas de indicação de velocidade na MG-353;
  • Intervenções de calçamento, iluminação pública, captação de água pluvial, limpeza e poda nas ruas Adjalma Canedo, José Martinho Ribeiro, João Canedo, Luís Braz Guedes, Carlos Rodrigues de Souza, Antálcidas Valle de Rezende, José Antônio Ribeiro e Altino Joaquim Sanches, nas vias do bairro Shangri-lá, na Capoeirinha, no Assentamento Denis Gonçalves, Povoado dos Dias, Carangola e Barra;
  • Instalação de Placas de sinalização e melhorias de iluminação pública no Distrito Industrial de Goianá;
  • Retomada de reforma na Quadra da Unidos;
  • Manutenção de brinquedos, melhorias de iluminação pública e manutenção na Praça Antônio Tarcísio Teixeira, no bairro Progresso;
  • Reforma do imóvel onde está localizado o SAMU.

 Com autoria do Vereador Samuel Ciconeli (PSD):

  • Reabertura do acesso da estrada rural entre Goianá e Rio Novo, passando pela Fazenda União;
  • Abertura de novo acesso interligando o Bairro Alto da Boa Vista com o Bairro Progresso.

 Com autoria da presidente da Casa Aline Flausino (PCdoB):

  • Instalação de boca de lobo na rua Antônio Martins Mata, no Bairro Castelo, próximo à residência do senhor Calmo Dias Ribeiro, além de instalação de placa indicando o nome da respectiva rua.

 Com autoria do vereador Paulo Dib - Pelinha (Solidariedade):

  • Manutenção das dependências e da Quadra Poliesportiva do bairro Nossa Senhora Aparecida;
  • Manutenção de estrada rural da Barra, com início no trecho onde está concluído o calçamento e finalização próximo ao restaurante Cantinho do Céu, na divisa de Goianá com o município de Piau.

 

Serviços Públicos

Com autoria dos vereadores Aline Flausino (PCdoB), Diego Barboza (DEM), Douglas Silva (PDT), Jorge Lanini (Solidariedade), Inácio Marques (Solidariedade) e Samuel Ciconeli (PSD):

  • Solicitação das cópias de todos os documentos referentes ao processo de contratação e contrato firmado com a Concessionária Copasa;

 Com autoria da presidente Aline Flausino (PCdoB):

  • Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

 Com autoria do vereador Samuel Ciconeli (PSD):

  • Instalação de nobreak ou sistema de geração de energia elétrica próprio de forma que o sinal de telefonia e de internet sejam sustentados por pelo menos 48 horas mesmo quando ocorrer suspensão da energia por parte da CEMIG.

 Com autoria do vereador Luís Claudio (PTB):

  • Retomada das cirurgias de catarata, priorizando os pacientes já inscritos na lista de espera.

 Com autoria do vereador Paulo Dib - Pelinha (Solidariedade):

  • Solicita ao prefeito estudo técnico demonstrando o efetivo fornecimento de energia elétrica a fim de identificar as razões das quedas e mapear medidas corretivas.

 Com autoria dos vereadores Paulo Dib - Pelinha (Solidariedade) e Paulo Toledo (PTB):

  • Solicita justificativa por parte do prefeito de Goianá acerca de ainda não ter ocorrido o encaminhamento do recurso financeiro junto ao Governo do Estado em favor da Escola Estadual Tolomeu Casali.

 Durante a votação, foram rejeitados dois requerimentos de autoria do vereador Paulo Dib - Pelinha, que propunham a criação de cinco novas vagas de operário de máquinas e três novas vagas de pedreiro no quadro de servidores da Prefeitura. Conforme parecer das comissões, as proposições foram reprovadas providencialmente a fim de que novas contratações sejam baseadas em efetiva necessidade por parte da prefeitura.


Palavra- Livre

SO-2021-02-08 (2).jpgDurante a palavra-livre, o vereador Paulo Dib - Pelinha (Solidariedade) justificou requerimentos de sua autoria, enfatizando questões referentes à identificação de problemas nos serviços prestados pela CEMIG em Goianá e a possibilidade da troca de todas as luminárias por lâmpadas LED a fim de promover economia financeira para a cidade. Além disso, explicou que os requerimentos referentes às vagas para operação de máquinas têm como objetivo tornar o operador responsável pelos danos causados ao equipamento utilizado por ele. 

Em seguida, o vereador Jorge Lanini (Solidariedade) relatou que o mapeamento do fornecimento de energia elétrica já está em andamento e que o presidente da CEMIG se comprometeu, em reunião realizada na semana anterior, a deslocar equipe para avaliar todas as condições da rede que atende o município, considerando o laudo já realizado por engenheiro elétrico.

Lanini também enfatizou que está em andamento a captação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para financiamento de usina de energia fotovoltaica – que possibilitará economia de cerca de R$15 mil por mês- e também para implantação de fábrica de blocos, bloquetes e manilhas para a prefeitura, tornando o município autossustentável nas demandas relacionadas a calçamento e pavimentação de ruas.

Luís Cláudio (PTB) abordou a necessidade de trabalho conjunto com outros municípios para a reabertura do Hospital João Penido e para a retomada das obras do Hospital Regional.

O vereador Douglas da Silva (PDT) solicitou ao vereador Paulo Dib - Pelinha (Solidariedade) relatório de custos referentes ao projeto CAC, proposto pelo vereador, e que se encontra em análise por parte das comissões. Citou, ainda, discordância sobre a abertura de novas vagas conforme requerimentos apresentados por Paulo apontando a necessidade de manutenção das máquinas já existentes no município.

Por fim, o vereador Diego Barboza (PTB) informou que os serviços prestados por empresa de zeladoria em Goianá estão suspensos. Salientou, ainda, discordar da criação de novas vagas para operação de máquinas, apontando a necessidade de recuperação das máquinas já utilizadas pela Prefeitura em um primeiro momento.