Audiência Pública com CEMIG S.A.
por Administrativo da Câmara Municipal de Goianá
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publicado
03/07/2025 08h52,
última modificação
03/07/2025 08h52
Audiência Pública realizada com a CEMIG S.A.
A Audiência Pública realizada no dia 23 de março de 2022, no plenário da Câmara, contou com a presença dos cidadãos de Goianá, dos Parlamentares do Poder Legislativo de Goianá e do representante da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais SA), Geraldo Magela Mendes, técnico administrativo do setor de Poder Público da CEMIG, para discutirem a atual situação de fornecimento de energia elétrica em nosso município. O objetivo da Audiência Pública foi estabelecer diretrizes para mitigar as interrupções frequentes no serviço de abastecimento energético, bem como o tempo de retorno acentuado da mesma e soluções para um melhor desempenho no fornecimento de serviços a Goianá.
Os membros do legislativo juntamente com representantes dos moradores locais apresentaram ao técnico da CEMIG as principais demandas da população quanto a fragilidade do sistema elétrico em nossa cidade, com atenção especial aos bairros próximos às zonas rurais do município. Em pauta foram levadas as seguintes demandas:
- Dificuldade da rede elétrica em suprir a demanda energética necessária, de forma a ocasionar uma negativa no desenvolvimento econômico do município, haja vista a desistência de empresas a realizarem estudos para instalação em Goianá;
- Recorrentes interrupções no fornecimento de energia em toda área do município;
- Extensão de rede no bairro Fortaleza;
- Oscilações bruscas no fornecimento energético, de forma a ocasionar queima de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos;
- Disponibilidade de uma equipe técnica de plantão locada no município;
- Solicitações apresentadas pelas empresas de telefonia que operam no município.
Em resposta às demandas apresentadas, o técnico da concessionária, existem diversos fatores ambientais que podem ocasionar a interrupção do serviço e orientou que os moradores notificassem a CEMIG quando ocorrem novas interrupções, que assim a empresa viria monitorar a rede e identificar possíveis falhas. Segundo o técnico a concessionária possui todos os requisitos para o fornecimento energético às empresas interessadas a se instalarem no município de Goianá e quanto à extensão de rede no bairro Fortaleza foi orientado a consultar à área técnica da concessionária a fim de conhecer quais fatores estão impossibilitando a realização dos serviços no momento.
Ainda em resposta, o técnico orientou à população e aos vereadores como é feita a solicitação de reembolso de valor de bem danificado por oscilações no fornecimento de energia elétrica e esclareceu quais as responsabilidades da concessionária frente às exigências das empresas de telefonia.
Por fim o representante da concessionária se dispôs a levar todas as reclamações apresentadas à gestão da concessionaria, e que, posteriormente, serão estudadas para a proposição das possíveis soluções.