GOIANÁ É DESTAQUE NO ENCONTRO REGIONAL DO PARLAMENTO JOVEM 2025 DO POLO ZONA DA MATA II
Na última quarta-feira, dia 06 de agosto de 2025, a cidade de Guarani recebeu o Encontro do Polo Regional Zona da Mata II do Parlamento Jovem de Minas Gerais. O evento reuniu estudantes de 10 municípios participantes do polo, entre eles, os jovens representantes de Goianá, que vêm se destacando no projeto ao longo do ano.
Durante o encontro, os alunos foram divididos em grupos de trabalho, conforme os subtemas do projeto, com o objetivo de estudar, debater e selecionar as propostas mais relevantes elaboradas pelos municípios. O momento foi marcado por intensas discussões, trocas de ideias e amadurecimento político dos jovens participantes, reafirmando o compromisso do Parlamento Jovem com a formação cidadã.
Ao final da programação, três propostas para cada um dos três subtemas foram escolhidas para representar o Polo Zona da Mata II na Plenária Regional, que acontecerá na próxima semana, em Juiz de Fora. Dentre as selecionadas, uma delas é de autoria dos alunos de Goianá, o que representa uma conquista significativa para o município. A proposta classificada trata do subtema “A Juventude e a Cultura como Direito” e sugere a criação de um Conselho Jovem de Cultura. A ideia é que o Conselho atue na organização de eventos culturais e desenvolva um Circuito Cultural Jovem, promovendo visitas a espaços culturais, entrevistas com artistas locais e ações de valorização da cultura e das expressões juvenis.
Essa importante conquista reafirma o protagonismo da juventude de Goianá no cenário político-pedagógico do Parlamento Jovem e é reflexo do engajamento e da dedicação dos estudantes, da coordenação local e da Câmara Municipal, que apoia ativamente a iniciativa no município. Os jovens goianaenses agora se preparam para defender sua proposta na Plenária Regional, e, se selecionados, terão a honra de representar o Polo na Etapa Estadual do projeto, em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Goianá, por meio da coordenação local do Parlamento Jovem, reafirma seu compromisso com a formação política dos jovens e com a valorização da participação cidadã. Apoiando ativamente todas as etapas do projeto, a Câmara reconhece a importância de proporcionar espaços de escuta, diálogo e protagonismo juvenil, fortalecendo a democracia e incentivando a construção de políticas públicas voltadas para a juventude.